palavras-chave: performance de vídeo, videoarte, fotografia, pintura, desenho, tintas orgânicas, transtorno esquizoafetivo, psicose, surto, psiquiatria, psicologia, reabilitação, terapia artística, efeitos colaterais


Este é um trabalho processual da minha relação com os meus “distúrbios psicológicos” e especialmente com o meu tratamento.
Fui diagnosticado inicialmente com depressão e psicose na adolescência oficialmente em 2016, especificamente como esquizoafetivo (esquizofrenia cíclica), mas já tinha diagnósticos como bipolaridade e bourderline, sempre tive surtos, mas inicialmente, meu primeiro surto psicótico considerado avançado ao ponto de cognitivo significativo perda, foi quando fui convidado para o hospital psiquiátrico em Berlim.
Na minha família, dos dois lados tenho parentesco com pessoas com psicose e outras doenças, também tive uma infância negligenciada e uso precoce de álcool e drogas.
Meus diagnósticos variavam em transtorno esquizoafetivo, limítrofe e bipolaridade, e os efeitos colaterais dos remédios eram convulsões, pânico mais intenso do que o normal, perda de memória, eletricidade e parkinsonismo.
Esse trabalho começou nesse surto e quando comecei realmente um tratamento, que ainda considero questionável tanto quanto uma loucura, mas como sempre, minha única e melhor forma de verbalizar o que aconteceu foi através da arte, pois continuo em tratamento, ainda tendo súbita surtos, vai continuar até que eu esteja curado.
Esquizofrenia - Video Performance
Nesse vídeo performance, tento reproduzir minha confusão mental, as minhas alucinações visuais e principalmente as auditivas.
Crise de Ansiedade - Video Performance
Efeitos Colaterais Parkinsonismo - Video Performance
Essa performance foi realizada enquanto tomava um antipsicótico que causava o efeito do parkionismo. Esse efeito tornou impossível  realizar ações diárias.
Nado Livre - Performance Arte
Nado Livre é uma performance sobre desassociação.
Manifestações
Tumor Militar - Primeiro EP de Noise
Tumor Militar é o meu primeiro noise ep, é uma compilação de gravações de surtos psicóticos (deixei tudo sendo gravado porque não sabia o que estava acontecendo e queria que minha família soubesse o que eu estava passando, caso me suicidasse) que Mais tarde, costumava fazer o som. Usei porque tinha dificuldade em realizar atividades artísticas lineares, então comecei a usar todo o material que tinha em mãos.
Internas & Diário de uma Psicótica - Blogs
Durante esse processo fiz dois blogs, Internas and Diário de uma Psicótica.

Internas é um blog de poesia, repostado no meio e tem poesia escrita desde 2008/2010. Diário de um psicótico são publicações do meu ponto de vista sobre situações pelas quais passei e são textos escritos a partir de 2016.
SEJA PACIENTE - Podcast
Durante o ano de 2020 eu comecei um podcast Seja Paciente para falar de saúde mental, descolonização do sistema de saúde mental, psicose e arte.

You may also like

Back to Top